O Município de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, realiza neste mês o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A ação iniciou na segunda-feira (14) e circulará por todos os bairros da cidade. O objetivo é verificar o índice de infestação do município para traçar estratégias de combate.
Ao todo, participam do levantamento 30 agentes de endemias capacitados, com apoio de 03 veículos e 04 motos. Os profissionais passarão por 3.246 imóveis residenciais e comerciais, em todos os bairros do município, para identificar quais os locais com maior concentração de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“O levantamento irá proporcionar informações qualificadas para futuras atuações que teremos em relação ao combate da dengue, bem como nos permite avaliar o resultado das ações realizadas até o momento”, afirma o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
Além de verificar os locais com maior número de criadouros do Aedes aegypti, o levantamento rápido possibilita a identificação dos recipientes com água parada utilizados pelo mosquito para depositar ovos. Desta forma, os agentes conseguem atuar de forma mais efetiva na eliminação de criadouros. O LIRAa também é fundamental no controle do vetor e auxilia no planejamento de ações para as áreas mais críticas.
O Município ressalta ainda a importância de a população colaborar com o controle da dengue. “Pedimos que os moradores verifiquem seus quintais para eliminar recipientes que possam acumular água, além de receber os agentes de endemias para realização do LIRAa”, complementa Vieira.