Os dois novos caças Gripen da FAB (Força Aérea Brasileira) fizeram seu primeiro voo com destino a Gavião Peixoto/SP no Aeroporto de Navegantes, na tarde desta quarta-feira (6).
Os novos modelos chegaram ao Brasil, na sexta-feira (1), pela Portonave, o porto de Navegantes. A operação de descarga foi realizada ao longo do sábado (2) e concluída na madrugada de domingo (3). Do porto, os caças Gripen E foram rebocados até o Aeroporto de Navegantes.
No hangar, as aeronaves passaram por uma série de procedimentos, como a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência, além do abastecimento e do preparo para acionamento em solo. Dessa forma, as aeronaves ficraram prontas para a decolagem até o Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que a aeronave receba o certificado militar, que é uma espécie de licença de operação inicial do avião.
O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, que é coordenador da missão, destacou que a chegada das aeronaves marca a conclusão de mais uma etapa do Projeto Gripen. “De fato, o Gripen é um diferencial. A aeronave é um game changer quando empregada em um cenário operacional com a junção de outras ferramentas como os mísseis IRIS-T e Meteor, tornando, nesse contexto, a Força Aérea Brasileira ainda mais bem equipada”, pontuou o Oficial-General.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: @jonatanpaziani