Robôs construídos com peças de Lego vão movimentar o Itajaí Shopping nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, quando acontece um Festival de Robótica. A iniciativa é da Escola S, que tem grande experiência na inclusão da robótica no ensino. No evento, que acontecerá no piso superior do shopping, as equipes Mechachorro Team, de Itajaí, e Tecnorob Evolution, de Brusque, participarão de um torneio simulado onde terão que cumprir provas com o robô como nas competições oficiais da First Lego League – FLL, que participam. Serão três rounds diários, sempre das 16h30 às 20h. No sábado, dia 30, acontece o encerramento oficial.
“Queremos mostrar para todos o que aprendemos todo dia na Escola S sobre robótica e compartilhar a pesquisa que desenvolvemos para a competição nacional e, com isso, temos um maior alcance de pessoas o que também nos garante pontos para a próxima fase do torneio”, conta o estudante Buttchewitz, 14 anos de idade, membro da equipe Tecnorob Evolution, de Brusque. O time foi diversas vezes campeão nacional e já representou o Brasil em torneios internacionais da FLL. Esse ano é uma das equipes que representará Santa Catarina na fase nacional da competição, que acontece no próximo mês, em São Paulo.
Durante o Festival de Robótica no Itajaí Shopping será montada uma “mesa de competições”, que são criadas e enviadas pela Lego para times de todo o mundo que participam da First Lego League. No evento, as equipes vão apresentar as pesquisas que desenvolveram para essa edição da FLL. Em todas as temporadas, a competição tem um tema e essa foi batizada de Cargo Connect, que desafia jovens a repensar e inventar o futuro do transporte; para isso, eles criam projetos de inovação, além de construir e programar robôs para completar missões nas “mesas” no menor tempo.
Estímulo às novas tecnologias
Estimular os estudantes na pesquisa, construção, desenvolvimento e participação em competições nacionais e internacionais faz parte da rotina de aprendizagem dos estudantes da Escola S, que recentemente iniciou as atividades em Itajaí.
“Na Escola S estimulamos a criatividade dos alunos e o ensino STEAM, unindo diversas áreas do conhecimento à robótica, preparando esses alunos para o mercado de trabalho, onde tudo envolve tecnologias”, destacou o supervisor da equipe de Itajaí, Anderson Colla.
“Como espaço democrático e de conexão entre as gerações, o Itajaí Shopping está sempre aberto a eventos que evidenciam a educação para o futuro. É uma honra receber o festival de robótica, que será uma atração incrível para crianças e famílias de Itajaí e região”, cita a gerente de marketing do Itajaí Shopping, Renata Galdino.
Durante o Festival de Robótica, o público também conhecerá o mascote da Escola S, o SEBIT, um robozinho humanóide muito animado que interage com as pessoas, além de receber um brinde confeccionado na hora, em uma das impressoras 3D existentes no Laboratório Maker, da unidade de Itajaí e ainda aprender a montar no seu próprio robô, usando as peças que estarão disponíveis no local.
SOBRE AS EQUIPES PARTICIPANTES
A Mechachorro Team, da Escola S de Itajaí, participou pela primeira vez do torneio regional da FLL e é formada pelos estudantes Ana Laura Sena Wanzeler Andrade; Henrique José Klock, Felix Depa de Oliveira e Gabriel Alexandre dos Santos, todos com 16 anos de idade. O time conta ainda com o técnico Leonardo Xavier Neves e com o supervisor, Anderson Colla.
Os estudantes pesquisaram a necessidade de investir na malha ferroviária do país. Dessa maneira, o projeto de inovação da equipe propôs criar grandes centros de distribuição em pontos estratégicos dessa malha ferroviária, nas quais os trens seriam carregados e descarregados de maneira automatizada por uma espécie de ‘garra’ que iria colocar e retirar os contêineres do trem, organizá-los em um local adequado e essas ferrovias seriam interligadas com os portos da região.
A equipe Tecnorob Evolution, de Brusque, é formada pelos estudantes da Escola S, Henrique Dorow e Vinicius Buttchewitz, 14 anos e Vinicius Bueno Lopes, 15 anos; e com a Rafaela Rocha Fischer, de 12 anos de idade, nova integrante do time. A Tecnorob conta ainda com o técnico Claudio Lima Rhenns e com a supervisora, a professora Rosani Pereira Marcarini.
A Tecnorob Evolution pesquisou e encontrou alguns problemas em relação ao delivery de alimentos. Desta maneira, os estudantes desenvolveram uma solução para, por exemplo, não haver derramamento de líquidos durante as entregas.
AGENDA
Festival de Robótica Escola S
Local: Itajaí Shopping (piso superior)
Data: 28 a 30 de abril
Horário: Diariamente, das 16h às 17h10, 17h10 às 18h20, 18h45 às 20h