Itajaí sediou na terça-feira (26) a 1ª Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O evento, realizado por meio do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, ocorreu no Centreventos. O intuito foi contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos e modos de fazer da culinária tradicional, além de colaborar com o processo de geração de renda e fomentar o empreendedorismo dos detentores das tradições.
A mostra reuniu conhecedores dos modos de fazer da culinária tradicional, gestores municipais de cultura, educação, desenvolvimento econômico e turismo, além das associações comerciais e empresariais da região e outros interessados.
O presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo João de Souza, falou sobre a importância da iniciativa para o fomento da tradição culinária de toda a região. Em consonância, o vice-presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e superintendente administrativo das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, ressaltou a necessidade de fortalecer a região com projetos, ações, espetáculos e eventos integrados, que mostrem os diferenciais dos municípios por meio de sua gastronomia e produção artística.
“A culinária é um forte elemento da cultura de um povo, de cada cidade, de uma região como a nossa. Aqui, ela se sobressai e esta mostra valoriza os nossos pratos típicos, dá a possibilidade da gastronomia ganhar mais visibilidade, encontrar caminhos na economia criativa, o que com certeza trará frutos para a nossa cultura e o nosso turismo”, destacou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, cidade anfitriã da primeira edição do evento.
As atividades iniciaram com a palestra da Prof. Dra. Yolanda Flores da Silva (UNIVALI) sobre o tema “Comer, Beber e Estar Junto: a hospitalidade culinária e seus reflexos no bem-estar de residentes e visitantes”. Depois, houve a palestra com CITMAR, que tratou das “Perspectivas do mercado turístico cultural e gastronômico: o caso da Costa Verde & Mar”, seguida do relato de experiência da Fundação Cultural de Balneário Camboriú sobre “Roteiro Gastronômico Cultural”.
Os eventos gastronômicos da região foram pauta de uma mesa redonda que envolveu Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention. Uma Mostra de Culinária Tradicional com apresentação cultural de Louise Lucena Trio encerrou a mostra.
O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O evento tem o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention Bureau.