Com a presença do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, e do governador Carlos Moisés, foi inaugurado nesta segunda-feira, 17, o Berço 4 do Porto de Itajaí, o maior do estado e o segundo do país em movimentação de contêineres. O investimento federal totalizou R$ 161 milhões. Com a nova estrutura, o terminal está apto a receber navios do tipo full container, com até 366 metros de comprimento.
“É um dia de festa. A gente vem até aqui a Itajaí para agradecer ao governo federal. O Governo do Estado também já investiu quase R$ 130 milhões na bacia de evolução e daqui é possível ver as máquinas que vão ajudar na evolução desse porto, que gera emprego e renda para a região”, salientou Moisés em seu discurso.
O ministro, por sua vez, disse ter feito questão de participar do ato para ver de perto a entrega de um trabalho que exigiu tanto esforço. De acordo com ele, o Porto de Itajaí não deve nada aos terminais privados.
“Nao tem nada melhor do que sair do gabinete em Brasília para desenvolver senso de urgência. Parabéns aos colaboradores do Porto e a todos que permitiram que essa obra se tornasse realidade”, discursou.
Já o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou que, com a entrega da obra, o Porto de Itajaí passa a atuar em sua plenitude, com os quatro berços em funcionamento. Ele ainda relembrou que a entrega, somada a importantes obras realizadas nos últimos anos – como a dragagem do canal para 14 metros -,coloca o terminal entre os mais competitivos do continente.
Manhã de debates sobre Infraestrutura
Após liberar para o tráfego os primeiros oito quilômetros da duplicação da BR-470, entre Gaspar e Ilhota,o ministro e o governador participaram de uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Itajaí. Ali, no auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), o ministro Tarcísio destacou que a entrega da duplicação da BR-470 vem sendo tratada como a prioridade número 1 para Santa Catarina.
Segundo Freitas, que também destacou os trabalhos nas BRs 280 e 282, a realidade é de orçamento reduzido e por conta disso faz-se necessário centrar esforços nas frentes de trabalho já abertas. “Se o dinheiro é pouco, você tem que concentrar nas ações em andamento e depois estabelecer novas prioridades”, disse o ministro, que acrescentou ainda ser possível liberar até 20 quilômetros de duplicação da BR-470 até o fim do ano.
Sobre a agenda no Vale do Itajaí, o governador Moisés fez questão de ressaltar a parceria com o governo federal: “O momento é de agradecer a sensibilidade com que o ministro Tarcísio comanda a sua pasta. O caminho é esse: de estabelecer prioridades. Se pulverizarmos os recursos, vira uma colcha de retalhos”.