O Município de Itajaí chegou à marca de um mês sem novas mortes decorrentes da Covid-19. O último óbito registrado na cidade foi em 6 de abril deste ano. O dado reflete a redução dos casos da doença, que foi de quase 100% no mês de abril em relação a janeiro deste ano.
Além da diminuição de óbitos e casos de coronavírus, mais de 300 mil testes já foram realizados em moradores da cidade, incluindo os exames feitos nas redes pública e privada de saúde. Esse número significa que toda população de Itajaí foi testada para Covid-19 em média 1,3 vezes. A cidade chegou a estar entre as que mais testavam em Santa Catarina no primeiro ano de pandemia.
O Município segue com a oferta de testes de Covid-19 no Centro Integrado de Saúde (CIS) com requisição médica e em laboratórios privados, conforme agendamento das unidades de saúde. Pessoas com sintomas da doença devem procurar atendimento na unidade mais próxima para receber tratamento e acompanhamento adequado. Também é importante seguir respeitando as medidas preventivas, como o uso de álcool em gel, máscara e isolamento social, em caso de sintomas.
“O Município apresentou nos últimos meses uma melhora significativa no cenário da pandemia. O avanço da vacinação e o trabalho incansável de nossas equipes de saúde possibilitaram atingir a marca de mais de um mês sem mortes em decorrência da doença. A luta continua e todos devem fazer sua parte para que continuemos com essas notícias positivas”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.
Atualmente, o Município soma 45.857 casos positivos de Covid-19. A faixa etária mais afetada é a dos 34 aos 39 anos, com 5.480 casos registrados. No entanto, menos de 100 pessoas estavam com o vírus ativo na cidade até esta quarta-feira (11). Itajaí registrou, desde o início da pandemia, um total de 858 mortes.
Boletim epidemiológico passará a ser semanal
A partir da próxima semana, o Boletim Epidemiológico Coronavírus passará a ser publicado semanalmente pelo Município para atualizar os casos na cidade. A divulgação ocorrerá sempre às quartas-feiras, através dos canais oficiais da Prefeitura de Itajaí. O informe contabiliza o número de casos, mortes e testes registrados na cidade.