O projeto “Açores – Conhecer é Viver!” apresenta em Itajaí a exposição fotográfica A Baleeira Açoriana. O lançamento ocorrerá na quinta-feira (02), às 17h, na Galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura Dide Brandão, no centro da cidade. A visitação seguirá aberta ao público até 9 de junho, das 9h às 18h, com entrada franca. A mostra integra a programação do aniversário de 162 anos de Itajaí.
A exposição A Baleeira Açoriana, de autoria do arquiteto Joel Pacheco, foi baseada em uma viagem aos Açores, onde ele visitou e fotografou as nove ilhas do arquipélago e acompanhou uma regata de baleeiras na cidade de Horta, Ilha do Faial, durante as festas da Semana do Mar. Investigando o surgimento, a produção e a utilização da baleeira no arquipélago açoriano e na orla de Santa Catarina, o arquiteto encontrou muitas semelhanças e diferenças – sendo que as peculiaridades mais visíveis estão nas técnicas de feitio, desde a madeira até as medidas utilizadas.
A preservação e a divulgação desse patrimônio naval representam um importante reconhecimento à cultura local e um grande fomento ao turismo, pois os eventos relacionados ao mar trazem pessoas de toda parte do mundo, além de promoverem setores da economia local.
A exposição, que conta com 21 registros fotográficos e 02 réplicas de baleeiras, é uma realização do Grupo ND. O projeto Açores conta com o patrocínio do SINEPE/SC e o apoio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.
Sobre o autor:
Nascido em Florianópolis, Joel Pacheco é arquiteto, fotógrafo, programador visual e pesquisador de temas como paisagem, etnografia e cultura popular. É autor dos livros de diversos livros que abordam a cultura açoriana em Santa Catarina. Participou como autor ou coautor de projetos e pesquisas vinculadas ao patrimônio cultural de Florianópolis e dos Açores/Portugal e ainda de projetos gráficos. Realizou também várias exposições fotográficas e publicou diversas séries de imagens em livros, revistas, cartões postais e telefônicos no Brasil, Portugal e Canadá.
Serviço:
Exposição Fotográfica a Baleeira Açoriana, de Joel Pacheco
Galeria Mauro Caelum – Casa da Cultura Dide Brandão
Abertura: 02 de junho (quinta-feira), às 17h
Visitação de 02 a 09 de junho, das 9h às 18h
Entrada franca