Com o objetivo de chamar a atenção sobre a segurança no trânsito, o Centro de Educação Infantil (CEI) Heluiz Antônio Moraes Gonzaga, do bairro São João, realizou uma série de vivências sobre o movimento Maio Amarelo. Na manhã desta segunda-feira (30), 200 crianças receberam dicas de prevenção e orientações sobre como atravessar na faixa de pedestres e a utilização das calçadas, em uma parceria com a Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí.
Ao longo do mês de maio, os estudantes do berçário à pré-escola ainda participaram de palestras sobre os perigos no trânsito e de jogos educativos, como memória e quebra cabeça com as cores do semáforo. Eles também confeccionaram em casa, junto às famílias, carros com materiais recicláveis para reflexão sobre a importância do uso da cadeirinha e do cinto de segurança.
“Todas essas vivências são preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estão alinhadas ao movimento Maio Amarelo. Além disso, os alunos precisam experimentar essas diferentes dimensões no mundo físico e humano e isso inclui o entendimento de questões como respeito, gentileza, humanização, regras e normas de boa convivência. E isso a gente sempre trabalha com esse movimento de educação para o trânsito”, destacou a diretora da unidade, Renata Pereira da Rocha Teodoro.
Os 30 bebês do CEI também participaram de vivências relacionadas ao Maio Amarelo. Eles fizeram circuitos com motocas, participaram de conversas sobre uso da cadeirinha e brincadeiras qualificadas elaboradas pelos professores da unidade.
“Acreditamos que o brincar é uma importante ferramenta para construir um cidadão mais gentil e humanizado”, finalizou a diretora Renata.