Os altos índices de turbidez apresentados pelo rio Itajaí-Mirim na manhã desta quinta-feira (23), que chegam à 2382 NTU, estão dificultando o tratamento de água pelo Semasa. Nesse momento, a ETA São Roque, principal estação do sistema, opera normalmente e a ETA Arapongas teve a vazão diminuída. Com o pico de consumo que acontece próximo ao horário de almoço, o nível dos reservatórios está baixando, por isso é fundamental que a população utilize água apenas para as atividades essenciais e evite lavar calçadas, roupas e carros.
De acordo o diretor de Saneamento do Semasa Victor Silvestre, o alto volume de chuvas em um curto espaço de tempo provocaram o aumento da turbidez. Ontem, por volta das 11h, o índice de turbidez era de 45.6NTU. A normalização da situação depende das condições climáticas e volume das chuvas e os consumidores podem sentir os efeitos dessa condição ao longo do dia.
O diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, acompanha nesta quinta-feira (23) a equipe do Semasa que trabalha na limpeza dos entulhos concentrados na Barragem do rio Itajaí-Mirim.