Na contagem regressiva para a 37ª Festa Nacional do Colono, o Município de Itajaí promoveu na tarde desta quinta-feira (30) o 26º Concurso de Pratos Típicos. A competição gastronômica tem como objetivo valorizar a culinária do campo e contou com 10 pratos salgados e 13 doces. O concurso aconteceu no salão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Entre a comissão julgadora, estavam especialistas e autoridades do Município e da Epagri.
O prato vencedor da categoria Melhor Prato Típico Salgado foi a empadinha de aipim, produzida por Rosiane Merlo Adami, do bairro Paciência. A moradora conta que sempre participa do concurso e queria inovar, misturando o talento para fazer escondidinho com um prato diferente. “Não esperava vencer, já que a competição é sempre acirrada e conta com muitos pratos bons”, ressalta. A torta de frango com batata salsa e o nhoque de milho com molho de linguiça ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.
Já a receita vencedora do Melhor Prato Típico Doce foi o beijinho de arroz com recheio, preparado por Elisangela Tramontin, do bairro Itaipava. Em sua 7ª participação no concurso, a cozinheira contou com a ajuda das amigas para criar a receita e ficou surpresa com a vitória. “Estou preparando o prato há muito tempo, sempre aperfeiçoando algum detalhe. Vou inovando toda vez que participo”, destaca. A segunda posição ficou com a toalha felpuda de fubá e milho, enquanto a torta de abacaxi foi a terceira colocada.
Todos os participantes foram presenteados com um livro de receitas e com um avental do concurso. Entre os critérios avaliados nos pratos, os oito jurados levaram em consideração o sabor, a decoração, a criatividade no uso dos ingredientes e a tradição da receita. Os vencedores receberão a premiação no dia 21 de julho, às 14h, durante o 22º Encontro de Mulheres do Campo, na Festa Nacional do Colono de Itajaí.
“É uma tradição do interior, as pessoas já esperam o concurso. É uma alegria poder voltar com a festa após dois anos. Todos estão muito empolgados, após o baile da rainha e também a seleção dos pratos”, destaca Cesar Reinhardt, secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana.
A 37ª Festa Nacional do Colono vai ocorrer de 21 a 24 de julho, com gastronomia, shows regionais e nacionais, exposição de animais e programação para toda a família. O evento homenageia os trabalhadores do campo, que movem grande parte da economia de Itajaí.
Confira as receitas ganhadoras do concurso:
Empadinha de Aipim
Ingredientes:
Massa:
1 kg aipim cozido
1 xícara de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Sal a gosto
Recheio:
1 kg de linguiça
1 cebola
1 tomate
1 colher (sopa) de colorau
1 copo de requeijão
1 gema de ovo para pincelar
Modo preparo massa:
Amasse o aipim, coloque a margarina, o sal e o trigo e faça uma massa homogênea.
Recheio:
Refogue a linguiça em uma panela, coloque a cebola, o tomate, e o cheiro verde e, por último, meio copo de requeijão. Deixe esfriar.
Unte uma forma com margarina e forre com a massa, coloque o recheio com uma colher de requeijão por cima.
Faça uma tampa com o resto da massa e pincele com a gema de ovo, leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Está pronto para servir.
Beijinho de arroz com recheio
Ingredientes da massa:
150 gramas de arroz cru (cozinhar em 400 ml de agua, com 4 cravos da índia e uma canela em pau. (Depois de cozido retirar os cravos e a canela)
½ xícara ou 120 ml de leite de coco
50 gramas de leite de coco ralado
395 gramas de leite condensado
½ xícara de leite ou 120 ml de leite
1 colher de margarina
Modo de preparo:
No liquidificador, acrescente todos os ingredientes (menos o coco ralado) e bata até misturar tudo por cerca de um minuto. Depois, coloque em uma panela e acrescente o coco ralado. Leve ao fogo por cerca de 6 a 7 minutos até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Recheio:
3 colheres de leite em pó
395 gramas de leite condensado
1 colher de manteiga ou margarina
Modo de preparo:
Em uma panela, despeje o leite condensado, a manteiga e o leite em pó, mexa sem parar até desgrudar do fundo.