A partir desta segunda-feira (18), o trânsito da rua Dr. Pedro Ferreira, em frente à Igreja Imaculada Conceição (Igrejinha Velha), será interrompido para as obras de reurbanização do Marco Zero de Itajaí. O motivo é a execução de uma faixa elevada que ligará as duas partes da Praça Vidal Ramos. Além disso, será feita a drenagem e também a pavimentação deste trecho a rua. A expectativa é que o trabalho siga até sexta-feira (22).
O acesso será interrompido em frente à Igrejinha e agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) estarão no local para orientar motoristas e pedestres sobre as mudanças no trânsito. A recomendação é que os condutores que chegam à rua Dr. Pedro Ferreira façam o desvio na rua José Bonifácio Malburg e usem a rua Felipe Schmidt. Caso seja necessário, o retorno é feito pela rua Olímpio Miranda Jr. Para isso, o condutor deve ir até a rua Pref. Paulo Bauer, entrar na rua Hercílio Luz e então seguir pela rua Lauro Muller.
A Igrejinha Velha seguirá aberta à população nesse período, porém o acesso deverá ser feito pelas portas laterais.
Reurbanização do Marco Zero
A obra do Marco Zero de Itajaí inclui a completa reurbanização urbanística da praça Vidal Ramos e dos jardins Lauro Müller e Bruno Malburg. A intenção dos trabalhos é valorizar o entorno e a Igreja Imaculada Conceição, restaurada em 2018. A revitalização marca mais uma etapa na requalificação da área central de Itajaí.
Com área aproximada de 5.500 metros quadrados, a praça Vidal Ramos receberá a total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de novos equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. A execução dos trabalhos prevê ainda a ampliação da arborização para composição da paisagem e não irá retirar nenhuma árvore da praça e dos jardins.
Os investimentos são de R$ 1,2 milhão em convênio com a Caixa Econômica Federal e a previsão de conclusão das obras é para este ano. A requalificação quer fortalecer em Itajaí o roteiro turístico e religioso da região do Litoral Norte catarinense.