Todas as cidades catarinenses estão liberadas para iniciar a imunização de crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid-19 nesta terça-feira, 19. A autorização ocorreu a partir de deliberação assinada pela Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.
Além da ampliação do público, também foi autorizada a aplicação da segunda dose de reforço (4 dose) para pessoas acima dos 30 anos.
Para o secretário de Estado da Saúde, Aldo Batista, essa é mais uma conquista para as crianças, que tanto têm sofrido com os vírus nesse período. “Nós voltamos a apelar para os responsáveis: levem suas crianças aos postos de vacinação, essa proteção é fundamental e temos a responsabilidade de promover todo o cuidado a eles”, afirma.
No Estado há em média 200 mil crianças nesta faixa etária e o imunizante autorizado para o grupo é a Coronavac. A liberação ocorreu após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, alguns municípios do Estado possuem doses em estoque e já podem iniciar a vacinação imediatamente. Além disso, há, na rede de frio, um estoque de aproximadamente 70 mil doses para pronto envio. O Estado aguarda ainda o posicionamento do Ministério da Saúde para o envio de novas doses.
O regime de aplicação para este público são duas doses com intervalo de 28 dias entre elas.