O período para encaminhamento de propostas para ocupação das galerias de arte localizadas na Casa da Cultura Dide Brandão foi prorrogado. Artistas, residentes em Itajaí, interessados em integrar o calendário de exposições deste ano podem submeter proposta no edital de exposições da Fundação Cultural de Itajaí (nº 012/2022) até as 18h do dia 05 de agosto. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Prosas (www.prosas.com.br/editais).
Os proponentes poderão pleitear espaço na categoria coletiva ou individual. A seleção objetiva promover e ampliar, nos espaços públicos de fomento à arte e cultura, o acesso às diversas manifestações e linguagens da produção contemporânea em artes visuais.
A seleção das propostas será decidida por dois curadores externos indicados pela Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Itajaí, conforme edital de credenciamento de avaliadores de projetos culturais, e por um membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Itajaí.
Na seleção dos trabalhos, os avaliadores levarão em consideração: consistência conceitual, contemporaneidade e viabilidade da proposta. Cada proposta aprovada receberá o valor de R$ 4 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estenderá por um período máximo de 30 dias.
“Este ano tivemos mudanças neste edital a partir de sugestões da Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí. Agora, diante da dinâmica intensa de eventos culturais ocorrendo na cidade de forma simultânea e no intuito de motivar a participação de mais artistas e coletivos nas exposições, resolvemos prorrogar o período de inscrições”, afirma o diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti.
O resultado final, em ordem de credenciamento, será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Fundação Cultural de Itajaí até o dia 12 de agosto. O cronograma de exposições anual será agendado posteriormente e divulgado nos mesmos meios.