A Secretaria de Saúde de Navegantes por meio da Vigilância Ambiental intensifica o combate ao escorpião amarelo no município e alerta sobre os cuidados para evitar a proliferação deste aracnídeo.
O TITYUS SERRULATUS mais conhecido como escorpião amarelo, é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Os escorpiões proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas), durante o dia o aracnídeo desaparece em esconderijos escuros e úmidos.
A responsável pela Vigilância Ambiental, Diane Assunção, explica que até o momento foram capturados 42 escorpiões. O setor tem realizado visitas nos locais onde já foram encontrados a espécie. A visita acontece no período noturno devido o escorpião amarelo (tityus serrulatus) ter o hábito de procura alimento à noite.
“O alerta é para não usar qualquer tipo de inseticidas. A aplicação de produtos químicos de higienização doméstica não é indicada por causar o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação desses produtos, aumentando o risco de acidentes. Os técnicos da Vigilância Ambiental são treinados para fazer a coleta manual à noite e com uma lanterna de luz ultravioleta os escorpiões são capturados”, ressalta.
A população pode contribuir para evitar a proliferação, mantendo as casas e quintais limpos, evitando lixo doméstico e acúmulo de entulhos.
A equipe de técnicos pode ser acionada também para atendimento em toda a cidade. O cidadão ao encontrar um escorpião no quintal de casa, a recomendação é procurar informação no setor responsável pela prevenção de acidentes, inspeção e capturas. O contato pelo telefone 31852384 ou através do e-mail vigilancia.nvg@gmail.com ou saude.dengue@navegantes.sc.gov.br