O Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) realiza nesta terça-feira (08) a ativação da nova adutora de água potável do Centro de Itajaí. Para a execução dos serviços, que envolvem escavações, interligações de tubulações e instalações de registros, o abastecimento dos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e Praia Brava estará suspenso durante todo o dia, com previsão de retorno gradual a partir das 20h.
Os trabalhos se iniciam às 2h da madrugada, com o fechamento dos atuais registros e esvaziamento da rede de água, para permitir a desativação de redes antigas. Pode ser necessário utilizar hidrantes neste processo. Conforme a redução das pressões e a melhoria da luminosidade forem permitindo, as equipes iniciarão os procedimentos, com mobilização total e início das operações com máquinas pesadas previstos para as 7h.
As novas redes e registros estão sendo instalados conforme o projeto de setorização do sistema de abastecimento de água de Itajaí, que se baseia em estudos sobre o desenvolvimento da cidade e as melhores práticas de gerenciamento de manutenções e infraestrutura. A região central foi priorizada para que as obras de saneamento fossem realizadas ao mesmo tempo que as novas galerias de macrodrenagem, otimizando recursos e minimizando transtornos.
Equipes a serviço do Semasa estarão trabalhando nas esquinas da rua Hercílio Luz com a avenida Marcos Konder, com a avenida Sete de Setembro e com a rua Felipe Schimidt. Também haverá frentes de trabalho na esquina da rua Uruguai com a Antônio Menezes Vasconcelos Drumond e na rua João Bauer, próximo ao Hospital Pequeno Anjo.
Devido ao enchimento dos reservatórios dos imóveis durante a noite, unidades com caixas d’água ou cisternas devidamente dimensionadas não devem ter problemas ao longo do dia, principalmente se os consumidores economizarem a água armazenada. Adiar todas as tarefas não-urgentes que demandem água pode ajudar muito para que não falte para ninguém.
Todos os recursos disponíveis serão empregados na conclusão das atividades com a maior agilidade possível. Qualquer imprevisto que estenda a previsão de normalização será comunicado.
Em caso de chuva fraca, os serviços serão mantidos conforme a programação. O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelo 0800 645 0195, 115 ou 3344-9000 ou ainda no WhatsApp e Telegram pelo (47) 99261-3492.