O Semasa informa que o abastecimento de água tratada de Itajaí ainda não retornou à normalidade nesta segunda-feira (6), devido principalmente ao alto consumo registrado ao longo de todo o dia. Os bairros mais impactados neste momento são Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda e Centro, mas, com exceção apenas dos sistemas isolados em áreas rurais, todos os demais também podem ter baixa pressão ou falta d’água.
Os principais reservatórios de água do município, localizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque encontram-se em menos de 25% de capacidade, o que não permite atender a demanda esperada para o período noturno de hoje. Os reservatórios auxiliares de Morro Cortado, Cabeçudas e Morro da Cruz estão vazios, enquanto Arapongas está abaixo dos 40%, também inadequado para o período.
Os imóveis localizados em cotas altas terão mais dificuldade em receber água, devido à vazão insuficiente na distribuição, o que impede o funcionamento regular das bombas. O município de Navegantes está recebendo água em volume padrão.
Ainda sem previsão de normalização do abastecimento, o Semasa pede aos consumidores que adiem as atividades não-essenciais que envolvam o consumo de água tratada, como lavação de calçadas e veículos, enchimento de piscinas e afins. É fundamental que se economize a água armazenada em caixas e cisternas.
A operação do tratamento de água vem sendo prejudicada desde a noite de sexta-feira (3), em razão dos altos índices de turbidez detectados no canal retificado do rio Itajaí-mirim, com a água bruta chegando a cerca de 15 vezes mais turva do que o adequado aos métodos utilizados para potabilização na Estação de Tratamento (ETA) São Roque.
Às 18h30 desta segunda-feira, a turbidez registrada no ponto de captação era de 265 unidades, ainda bastante superior ao padrão máximo de operação regular, que é de 100. Em situações de alta turbidez, a necessidade de limpeza constante dos filtros e demais equipamentos reduz significativamente a capacidade de produção de litros por segundo habitual.
Em caso de necessidade, procure os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 (fixo e Whatsapp) ou no Telegram pelo (47) 99261-3492.