A estrutura, montada pelo Município de Itajaí no Parcão da avenida Beira-Rio para abrigar temporariamente animais no período chuvoso, está com 70% de ocupação. No local, é possível alocar até 40 animais e, entre cães e gatos, 28 pets já estão sob cuidados do Instituto Itajaí Sustentável (INIS).
> Cuidados com animais quando há risco de inundações
Os profissionais orientam que somente animais dóceis sejam levados ao local, visto que não há espaço suficiente para separar os cães. “Estamos trabalhando para acolher todos da melhor maneira possível, por isso pedimos que somente quem realmente não tiver outra opção deve trazer o animal para o Parcão”, ressalta Andréia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção dos Animais.
Neste período de chuvas e risco de inundações, o INIS disponibiliza assistência veterinária e apoio com alimentação para os animais que necessitarem. As solicitações devem ser feitas através do Plantão da Defesa Animal, por meio do WhatsApp (47) 98857-2144. Somente mensagens de texto devem ser enviadas, a equipe não atende ligações.
Doações para os animais que estão no abrigo
O INIS também solicita o apoio da população para realizar doações de tapetes higiênicos, toalhas de banho, jornais, mantas e cobertores para aquecer os cães e gatos que estão no abrigo. As doações devem ser levadas no Parcão, que fica localizado na praça da avenida Beira-Rio.