Os agentes de saúde do município estão passando de porta em porta para realizar a atualização de cadastro dos usuários das unidades básica de saúde.
O trabalho é feito por funcionários da Secretaria de Saúde, devidamente identificados, com colete e crachá, e ocorre em horário comercial, em dias de semana.
O levantamento é feito por vários motivos, como, por exemplo, facilitar o contato com os usuários para avisar sobre consultas e exames. Não menos importante, a atualização dos dados cadastrais também mostrará o real número de pessoas que residem nas regiões atendidas pela UBS. Isto é relevante, pois contribui para o planejamento da Secretaria da Saúde, que poderá verificar se precisa ampliar o leque de serviços e de funcionários em cada unidade.
Segundo a diretora da atenção básica, Helena Soares, o Ministério da Saúde prevê que para cada 750 pessoas, haja um agente de saúde, sendo assim, o levantamento será importante para saber se é necessário que o município contrate novos funcionários para a função ou, ainda, remanejá-los para outra região.
Além do cadastro dos domicílios e os individuais, durante o levantamento, os agentes de saúde também conseguem mensurar questões como quantidade de gestantes, idosos e crianças nas residências, qual usuário tem e quais são suas comorbidades, as condições do saneamento básico e o fornecimento de água da casa, entre outras informações que contribuem na criação e execução de estratégias de saúde da família.
Os usuários que queiram contribuir nesse trabalho, podem também se dirigir à UBS onde é atendido, levando documento com foto e comprovante de residência, para atualizar o cadastro. É imprescindível que a cada alteração de dados, como mudança de endereço ou de telefone, a UBS seja informada pelo cidadão para que mantenha seu cadastro atualizado a fim de prestar o melhor serviço à população.