A estudante da Rede Municipal de Ensino, Ariane Baumgartner, conquistou a medalha de bronze no campeonato Pan-Americano de Judô, realizado entre os dias 12 e 15 de julho, em Lima, no Peru. Ariane é aluna do 7º ano da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto e descobriu a paixão pelo esporte a partir da iniciação na modalidade na escola, no segundo semestre de 2021. Atualmente, ela integra a Seleção Brasileira Sub-13.
“A Ariane é nossa aluna desde o 1º ano do ensino fundamental. Quando ofertamos a modalidade na nossa escola, ela logo demonstrou interesse e, aos poucos, foi mostrando todo o seu talento no judô. Temos muito orgulho da disciplina dela e sabemos que ela ainda vai muito longe. Estaremos sempre aqui na torcida”, disse a diretora da unidade, Andrea Carneiro da Costa.
Com apenas um ano e meio na modalidade, Ariane já acumula títulos. Em abril deste ano, consagrou-se campeã brasileira Região V; em junho conquistou o bicampeonato estadual; e, neste mês, em sua primeira competição internacional, já subiu ao pódio.
“Atualmente me dedico aos treinos de judô em três locais para aperfeiçoar ainda mais o meu desenvolvimento. Meus agradecimentos a todos aqueles que me auxiliaram para custear as passagens, taxa de inscrição, hospedagem e alimentação no Pan-Americano”, enfatizou Ariane Baumgartner.
Ariane também faz parte da equipe de Judô de Rendimento de Navegantes e treina no centro de lutas com a técnica sensei Telma Cunha. Com apenas um ano e meio de Judô competitivo, Ariane, que é mais conhecida pelo apelido carinhoso de Fiona, está num ritmo frenético cheio de conquistas.
A técnica de judô da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Navegantes, sensei Telma Cunha, acompanhou Ariane nessa viagem e comemora: “mais uma medalha internacional para o judô de Navegantes”. Lembrando que Ariane foi a única representante de Santa Catarina a integrar a Seleção Brasileira.