Nesta segunda-feira (15), uma operação conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar e um apicultor da região foi realizada com sucesso para retirada de abelhas que haviam se estabelecido em uma árvore em uma residência de Itajaí. A presença das abelhas, que já haviam formado uma colmeia, causava preocupação devido ao intenso movimento na área, colocando em risco os moradores locais.
Anteriormente, os Bombeiros haviam orientado que fosse contratado um serviço especializado de apicultura para a remoção das abelhas, ressaltando a importância de não matar esses insetos, o que configura crime ambiental e prejudica o ecossistema local.
No entanto, devido à localização das abelhas no interior da árvore, em uma área de difícil acesso, o apicultor encontrou desafios na retirada por meios convencionais. Assim, os Bombeiros realizaram o corte controlado da árvore, após parecer do INIS indicar que se tratava de uma espécie exótica, Ficus benjamina, dispensando autorização para seu corte conforme Art. 225 da Lei Estadual N° 14.675/2009.