O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), por meio da diretoria de Defesa Animal juntamente com a Guarda Municipal, realizaram o resgate de 42 porquinhos-da-índia nesta terça-feira (05). Os animais foram abandonados em uma área de mata, no bairro Salseiros, em Itajaí. Após o resgate, os porquinhos estão disponíveis para adoção na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), onde foram acolhidos.
Os profissionais precisaram entrar na mata para resgatar os porquinhos. Foram cerca de duas horas de trabalho para reunir todos os bichinhos. “Não sabemos a origem desses animais, mas acreditamos que algum criador soltou eles neste local”, pontua Andrea Paula Resch, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais.
Em seguida, os porquinhos-da-índia foram encaminhados para atendimento médico veterinário na UAPA. “Realizamos o resgate porque a espécie está domesticada e dessa forma não sobrevive solta na natureza”, destaca Andrea.
Todos os animais foram avaliados pelos veterinários da UAPA e agora já podem ser adotados. Interessados na adoção responsável podem entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99915-7777. A UAPA está localizada na rua Manuel Bernardes, s/nº no bairro Itaipava. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Saiba mais sobre a espécie
O porquinho-da-índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é uma opção para pessoas que não possuem muito espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia.
Parentes próximos de roedores como a capivara e o preá, os porquinhos-da-índia podem medir entre 20 e 25 centímetros e pesar cerca de 1kg. A cor varia de acordo com a raça e por causa do processo de domesticação.