A Associação do Câncer Amor Próprio – Uma luta pela vida, organização não governamental, localizada em Itajaí, mas que atende toda a região, comemorou 25 anos no último dia 27 de agosto. Além de celebrar as bodas de prata, a boa notícia é que a entidade foi contemplada com a doação de um terreno de aproximadamente 500 mil m2 para a construção da sua sede.
O terreno, que fica no bairro Cidade Nova, foi doado pela prefeitura de Itajaí. Porém, para que a obra saia do papel a entidade precisará da ajuda da comunidade, por isso foi criada uma Vakinha. “Nós criamos uma Vakinha online para que possamos arrecadar esse dinheiro, embora é um valor alto, toda a ajuda será bem vinda. Doações de empresas, órgãos, pessoa física, enfim, tudo será destinado à nossa sede que irá ajudar centenas de mulheres”, afirma a presidente da Associação Amor Próprio, Marilene de Lima Martins.
A obra foi orçada em cerca de 600 mil reais e para levantar os recursos, algumas ações solidárias já foram realizadas pela associação e outras ainda deverão ser feitas como no próximo mês, o Outubro Rosa. O projeto foi pensado com muito carinho e a construção, depois de pronta, deverá simbolizar uma fortaleza por fora e uma casa acolhedora por dentro, em formato do útero feminino. O projeto foi desenvolvido voluntariamente por um escritório de engenheiros e arquitetos da cidade em prol da associação.
Atualmente a entidade funciona em uma casa cedida pelo município no bairro Vila Operária, mas a Associação precisa entregar o imóvel até o final do ano. “O trabalho precisa continuar e com a sede lá no Bairro Cidade Nova, as pacientes e voluntárias terão mais conforto, comodidade e uma ampla estrutura. Lá teremos salas para consultório médico, para realizar as terapias, oficina de artesanato, brechó, e para a parte administrativa”, explica a presidente.
Já quem conhece a entidade, como dona Odete Mello Martins, de 75 anos de idade, voluntária na instituição há 22, sabe que a saúde precisa estar sempre em primeiro lugar e a rede de apoio as pacientes também. Ela teve câncer de mama aos 55 anos e precisou fazer a retirada de um dos seios. Foi nesse período, entre a cirurgia e o pós-operatório, que conheceu uma enfermeira no hospital e aprendeu a fazer a sua própria prótese mamária artesanal, relembra a voluntária. “A prótese é feita com tecido de malha e painço, e com o tamanho necessário para cada paciente, além de muito carinho envolvido na confecção das peças. Como eu aprendi bem a técnica, resolvi fazer para as mulheres. Nesses 20 anos como voluntária, na Associação Amor Próprio, eu perdi a conta de quantas próteses já fiz. A nova estrutura será um novo lar para nós e para as pacientes”, conta a Odete.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO AMOR PRÓPRIO
A entidade foi fundada em 27 de agosto de 1997 por uma empresária que veio de São Paulo. Silvia Helena Cavalheiro (in memorian) tinha câncer de mama e na época fez o seu tratamento em Itajaí. Ela também realizava visitas as pacientes no Hospital Marieta, e viu a necessidade de criar um grupo de apoio às mulheres vítimas da doença.
Desse desejo nasceu a Associação do câncer Amor Próprio. A entidade já passou por três endereços e para não fechar as portas, atualmente está em uma casa cedida pela prefeitura no bairro Vila Operária. Um trabalho de amor ao próximo realizado por centenas de voluntárias que já passaram pelo local e que abrange os municípios que compreendem a região da Amfri.
Atualmente a associação é a mais antiga no município quando se fala em câncer de mama ou ginecológico. Além de auxiliar as mulheres vítimas da doença, a associação também desenvolve outras atividades, como o empréstimo de perucas para as pacientes se sentirem mais confortáveis para enfrentar o tratamento que geralmente é agressivo e exaustivo, sem falar que a perda dos cabelos é uma das principais “dores” enfrentadas pelas mulheres que passam pelo câncer. A instituição também conta com o empréstimo de cadeiras de roda, de banho, doações de lenços e de próteses mamária artesanal para minimizar os impactos causados por uma cirurgia de retirada da mama, por exemplo.
Mais informações sobre a vakinha para ajudar na Construção da sede da Associação do câncer Amor Próprio podem ser obtidas pelo contato: (47) 3349 3661 / (47) 9.9978-2324
Endereço para doação: vakinha.com.br/2996118 ID ou via PIX – (47) 9.9978-2324
@associacaoamorproprio