O domingo (15) foi perfeito em Alicante, na Espanha, para a largada da The Ocean Race, maior corrida transoceânica do mundo. Com muito sol, bons ventos e grande público na Ocean Live Park, a Vila da Regata da cidade espanhola, os melhores velejadores do planeta partiram para este que é considerado o teste mais difícil da vela mundial.
Os cinco barcos da classe IMOCA – 11th Hour Racing Team (EUA); Team Malizia (ALE); Team Holcim-PRB (SUI); GUYOT Environnement-Team Europe (FRA/ALE); e Biotherm Racing (FRA) – partiram em grandes condições nas águas de Alicante, mostrando ao público local por que “voam” sobre as águas. A primeira parada da frota será em Cabo Verde, na África, a cerca de 1.900 milhas náuticas de distância, uma jornada de aproximadamente três a quatro dias.
Antes de partir, os velejadores puderam receber o carinho de mais de 110 mil pessoas, que visitaram a Vila da Regata no fim de semana. “A Ocean Race é o teste mais difícil de uma equipe no esporte. Aliado a isso, acreditamos em tomar medidas cada vez mais crescentes para proteger a saúde do oceano, reconhecer os direitos inerentes do oceano e ouvir a voz do oceano. Isso nunca vai mudar”, destaca Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.
A maior regata transoceânica do mundo terá seis meses de duração e os barcos chegarão em Itajaí na quarta etapa, vindos da Cidade do Cabo, na África do Sul, após percorrerem o maior percurso da história da competição: 12.750 milhas náuticas.
Balanço positivo
Uma comitiva da única parada latino-americana da The Ocean Race foi a Alicante, na Espanha, e acompanhou de perto a largada. O grupo, formado por integrantes do Município de Itajaí e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), fez um balanço positivo da visita.
“Estamos muito felizes e satisfeitos em participar da largada aqui em Alicante. Realizamos diversas reuniões técnicas com a direção deste grande evento mundial e queremos oferecer, mais uma vez, uma grande parada aos atletas, equipes e público que visitar a nossa Vila da Regata, que abrirá no dia 29 de março”, destaca Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos de Itajaí e presidente do Comitê Organizador da parada brasileira da The Ocean Race.
São esperadas mais de 500 mil pessoas na Ocean Live Park Itajaí e o presidente da Amfri, Aquiles da Costa, também fala da importância para Santa Catarina e toda a região. “É muito orgulho para nós catarinenses, para nossa Amfri, participar desse grande evento. Ele aquece a economia do mar e faz com que possamos promover melhores oportunidades a todos”, afirma Costa.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, lembra que a The Ocean Race tem o poder de transformar cidades. “Alicante e Itajaí são provas dessa transformação. Os dois municípios se desenvolveram muito sediando essa grande competição. A última etapa realizada em nossa cidade, por exemplo, movimentou mais de R$ 80 milhões na economia catarinense, beneficiando diversos setores, como hotelaria, gastronomia e comércio em geral, além de fomentar muito o nosso turismo”, ressalta.