Seguem em queda os casos de dengue confirmados em Itajaí. De acordo com o novo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realizado entre 6 e 12 de agosto, o município não registrou novos casos da doença no período. Neste ano, Itajaí soma 4.240 casos positivos de dengue.
Do total de casos confirmados, 4.158 casos são autóctones (transmissão dentro do município), 14 são importados (transmissão fora do município), 47 são indeterminados (não foi possível determinar o local provável da infecção) e 21 casos estão sob investigação.
O levantamento aponta ainda que os casos autóctones confirmados ocorreram em 19 localidades. Os bairros São Vicente (1.238 casos), Cordeiros (789 casos) e Cidade Nova (467 casos) permanecem como os locais com maior índice de transmissão da doença. O relatório completo pode ser consultado neste link. https://saude.itajai.sc.gov.br/c/boletim-epidemiologico#.YEvV3rbPyM8
Com o intuito de conter o número de casos e evitar a proliferação do mosquito da dengue, o Município de Itajaí tem adotado diversas estratégias de controle do Aedes aegypti. Entre elas, estão as visitas domiciliares de orientação nos bairros São Vicente, Cordeiros, Dom Bosco, Itaipava e Praia Brava.
“As equipes também continuam com o monitoramento de armadilhas em pontos estratégicos da cidade. Mas precisamos do apoio da população para combater o mosquito da dengue, principalmente ao eliminar locais com água parada”, reforça o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
Fique atento aos sintomas
A enfermeira responsável pela vigilância das arboviroses de Itajaí, Simone Silva Menegaz Veit, orienta a população a ficar atenta aos sintomas e buscar atendimento médico em caso de: febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito e manchas vermelhas.
Os pacientes podem buscar assistência à saúde nas unidades básicas nos bairros e também nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e do Cordeiros em casos de urgência.