Na noite deste sábado (18), por volta das 23h15, a guarnição do ASU-415 do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí foi acionada para dar apoio à Polícia Militar em atendimento de vítima de arma de fogo no bairro Espinheiros.
Chegando no local, os bombeiros estavam atendendo o paciente, que estava estável, e após os procedimentos, iniciaram o deslocamento com ele para um hospital próximo. Entretanto, a cerca de 150 metros do local, a guarnição foi surpreendida por disparos de arma de fogo vindo de populares.
Os disparos atingiram dois bombeiros dentro da viatura, a bombeira, que estava na carona, foi atingida na região medial do membro superior direito, próximo ao cotovelo, e o bombeiro, que era o motorista, foi atingido na região abdominal, ombro e braço. Apesar das lesões, o bombeiro conseguiu conduzir a viatura até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cordeiros, onde os feridos foram atendidos e estabilizados.
Em seguida, foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Marieta, onde passaram por exames para verificar se havia gravidade. O paciente que estava sendo atendido na ocorrência também foi alvejado com um tiro na perna e está em tratamento no mesmo hospital.
Uma das bombeiras já foi liberada para casa, pois o estilhaço não atingiu o osso e entrou e saiu. Outro bombeiro precisou passar por cirurgia para avaliar a parte do abdômen, pois na tomografia não apareceu nada, e também entrou e saiu, não atingindo nenhum órgão. Os ferimentos nos braços dos bombeiros serão avaliados por um ortopedista.
A Polícia Militar informou que está investigando o ocorrido e busca identificar os autores dos disparos.
Sobre a ocorrência policial:
Na noite deste sábado (18), diversas guarnições da Polícia Militar foram mobilizadas após denúncias de disparos de arma de fogo no bairro Espinheiros. Um homem e dois socorristas foram alvejados pelos disparos.
No local, testemunhas relataram ouvir diversos estampidos, característicos de disparos de arma de fogo, e, em seguida, dois homens saírem do local apressados.
A vítima, um homem de 31 anos, com diversas passagens policiais (Tráfico de Drogas, Roubo, Violência Doméstica, Desobediência, Perturbação), foi atendida no local por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, e em seguida conduzida à Unidade de Pronto Atendimento. Assim que a guarnição BM deixava o local, os agressores efetuaram diversos disparos em direção ao veículo dos socorristas, atingindo os dois integrantes da equipe.
As guarnições conseguiram contato com a vítima já na Unidade de Pronto Atendimento. Ele relatou que o agressor entrou na residência onde estava, portando um revólver, e efetuou diversos disparos em sua direção, ocasião em que foi atingido por um disparo, na perna.
Na manhã de domingo, o Comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar esteve no hospital visitando os socorristas do Corpo de Bombeiros Militar, e prestou solidariedade aos heróis que foram feridos durante o cumprimento do seu dever.
A Polícia Militar intensificou, desde sábado, operações policiais na região, com o objetivo de prevenir novos episódios de agressão, e levantar informações que permitam identificar e capturar os envolvidos. As equipes continuarão trabalhando exaustivamente, e não medirão esforços para garantir que os autores sejam efetivamente responsabilizados.