O Centro de Educação Infantil (CEI) Cecília Santiago Dias, do bairro Espinheiros, construiu um espaço verde no pátio da unidade para aproximar ainda mais as crianças da natureza. A iniciativa começou em 2019, com a doação de árvores, sementes, areia e pneus, que foram transformados em floreiras. Aos poucos, o espaço foi criando forma e, assim, semeando valores e aprendizados que os 96 alunos do CEI levarão para toda a vida.
“Plantamos um pé de jabuticaba, um pé de ameixa e duas mudas de buganvília, flor símbolo de Itajaí, que encontramos na mata próxima ao CEI. Para deixar o espaço ainda mais colorido, semeamos girassóis nos canteiros separados para flores e pudemos acompanhar a sua geminação, seus brotos, além de vê-los florir e secar. Fizemos ainda o plantio de algumas mudas de flores, as quais colorem o nosso espaço e, assim, diariamente, podemos regar e cuidar”, destacou a diretora do CEI Cecília Santiago Dias, Francine Teixeira.
O carinho pela natureza tornou-se contagiante no centro de educação infantil entre as crianças de 0 a 5 anos, que frequentam o espaço. No ano passado, a turma do Jardim I plantou batata-doce na água. Cada aluno pôde levar o experimento para casa e observar, individualmente, a sua reprodução. A professora Odette Jaqueline Sadzinski Zimmermann também separou uma muda para plantar no pátio do CEI. O local foi adubado, com auxílio das crianças, com cascas de frutas e restos de legumes vindos do refeitório. E para alegria de todos: o pé de batata-doce brotou e a colheita aconteceu esta semana.
“Fizemos uma linda colheita. Quantos aprendizados a natureza nos trouxe e continua nos trazendo. Difícil até listar tudo o que vivemos, mas de uma coisa temos certeza, quando com amor cuidamos da natureza, ela nos retribui. E o mais interessante de tudo isso é que essa experiência será contínua em nosso CEI”, comemorou a professora Odette Jaqueline.