O Semasa informa aos consumidores de Itajaí e Navegantes que o sistema de abastecimento de água enfrenta dificuldades, nesta quinta-feira (05), provocadas pela alta turbidez do rio Itajaí-Mirim, após as fortes chuvas registradas na terça (03) e quarta-feira (04). Por causa desta situação, algumas localidades dos dois municípios já podem sentir baixa pressão e falta d’água. Não há previsão de retorno à normalidade, pois a região permanece em estado de alerta devido à chuva.
Nesta tarde, às 15h20, a turbidez registrada no ponto de captação do Itajaí-Mirim era de 1.513 NTU, sendo considerado ideal para o tratamento o índice de até 100 NTU. Por causa desta condição, a Estação de Tratamento do São Roque, principal produtora de água tratada da autarquia, opera com baixa vazão e os reservatórios já se encontram em nível crítico, com apenas 11% de sua capacidade. Na Estação de Tratamento de Arapongas, que abastece os bairros Centro, Ressacada e Itaipava, os reservatórios estão com 47% de sua capacidade e a ETA opera, também, com baixa vazão.
A Estação do Limoeiro, que tem a captação de água bruta no ribeirão Mineral e ontem já teve suas atividades paralisadas, voltou a operar normalmente, pois os índices de turbidez baixaram com a pausa da chuva. O reservatório está com 66% de sua capacidade de reservação. Porém, é importante ressaltar que, naquele ponto de captação, os efeitos da chuva são sentidos instantaneamente e por isso a ETA pode voltar a ser paralisada.
“Nós estamos localizados na foz de um rio, então toda a água da chuva vai passar por aqui, prolongando a turbidez para os próximos dias. É importante que a população tenha consciência e economize água. Toda a equipe do Semasa está trabalhando para que os efeitos desta condição climática sejam minimizados”, enfatiza o diretor de Saneamento do Semasa, Ervino Ribeiro Macedo.
A autarquia reforça a importância da instalação de caixas d’água em todos os imóveis e recomenda a economia da água reservada, pois as previsões indicam que nos próximos dias Santa Catarina enfrentará um período de altos índices de chuva e isso impactará no abastecimento de água.