O Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí completou seis anos neste mês com um total de 1.692.177 atendimentos realizados. O número significa que cada morador da cidade já foi atendimento pelo menos seis vezes no espaço, que é considerada a maioria estrutura de saúde de Santa Catarina administrada por um município e uma das maiores do país.
Desde sua inauguração em agosto de 2017, o CIS se tornou um importante espaço de assistência à saúde dos itajaienses. O complexo integra diversos serviços: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Laboratório Municipal, Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde.
“O CIS é uma referência em saúde em Santa Catarina. Desde o início de suas atividades buscamos integrar serviços para facilitar a vida da população, que ganhou em economia e tempo de locomoção. O complexo também possibilitou a ampliação dos atendimentos e foi um espaço fundamental para tratamento de pacientes durante a pandemia de Covid-19”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Localizado na avenida Adolfo Konder, nº 250, no bairro São Vicente, o complexo tem cerca de sete mil metros quadrados de área construída, com ambientes modernos, climatizados e amplos. Aproximadamente 600 servidores atuam nos serviços disponíveis no CIS.
Dos quase 2 milhões de atendimentos realizados no Centro Integrado de Saúde de agosto de 2017 a julho de 2023, a maior parte ocorreu na UPA 24 horas. Ao todo, foram registrados 1.189.350 atendimentos de urgência e emergência. O Laboratório Municipal, que foi inaugurado junto ao CIS em abril de 2018, é a segunda estrutura que mais atendeu à população no complexo. Foram 293.685 pacientes e 662.052 exames.
A Unidade de Atendimento Médico Especializado (UAME) foi responsável por 167.634 atendimentos, como consultas com médicos especialistas, nos seis anos do CIS. Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que foi transferido para o complexo em outubro de 2018 e chegou a mudar de sede durante a pandemia, contabilizou 46.807 atendimentos no período.
Referência no combate à Covid-19
Durante o período da pandemia de coronavírus, a estrutura do Centro Integrado de Saúde de Itajaí se tornou referência no combate à doença e atendeu milhares de pessoas. Centro Ambulatorial de Triagem, ampliação de leitos de internação e semi-UTI, Centro de Testagem, Vila da Saúde e outras estruturas temporárias foram ativadas no complexo para garantir o atendimento necessário à população em um dos períodos mais críticos enfrentados nos últimos anos.
“O CIS é, desde a sua inauguração, uma estrutura de referência no atendimento à população de Itajaí, recebendo inclusive pacientes da região. Durante a pandemia, o complexo teve sua importância ampliada, abrigou diversos serviços e foi fundamental para superarmos a Covid-19. Já são seis anos de trabalho ininterrupto nesta grande estrutura, com uma equipe de profissionais de saúde comprometido à disposição da população diariamente”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.