Para assegurar a navegabilidade e o crescimento econômico do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, a draga holandesa Utrecht, do tipo Hopper, sendo de propriedade da empresa Van Oord, chegou à Itajaí no domingo, 24, pela manhã, para dar início a uma nova fase de dragagem de manutenção.
Especializada em sucção de sedimentos, a Utrecht chega para reforçar as operações de remoção de resíduos acumulados no canal de acesso ao porto, essencial para manter a profundidade ideal e a segurança da passagem de grandes embarcações.
Construída em 1996, a Utrecht é uma das dragas mais eficientes e robustas da sua categoria, medindo 159,65 metros de comprimento e 28,03 metros de largura. Possui tonelagem bruta de 26.016 toneladas, sendo projetada para armazenar até 18.292 metros cúbicos de sedimentos em sua cisterna, garantindo um alto rendimento durante a operação.
Esta embarcação, conhecida por seu desempenho em dragagens complexas, realiza uma operação contínua que visa tanto melhorar o fluxo de águas no Rio Itajaí-Açu quanto evitar riscos de enchentes, uma vez que ajuda a manter o escoamento da água do Vale do Itajaí em períodos de chuvas intensas.
“A draga Utrecht estava atuando no Porto de Santos (SP), e, sua chegada à Itajaí neste domingo, demonstra sua real necessidade de realizar suas etapas de ciclos de dragagem no Rio Itajaí Açu, de acordo com seus parâmetros e áreas compreendidas. Trata-se de uma draga auto transportadora, de bandeira holandesa, com mais de 18 mil m³ de cisterna. Esta draga irá complementar os serviços de dragagem de manutenção que foram retomados no início do mês com a utilização da draga de injeção de água NJORD. Devido a sua alta capacidade de produção, a draga Utrecht deverá recolocar o porto nas suas profundidades nominais entre 7 a 10 dias de operação”, afirmou o Diretor da empresa de dragagem Van Oord, Antonio Seabra.
A operação de dragagem com a Utrecht reafirma o compromisso do Porto de Itajaí com a segurança e eficiência da navegação, além de promover a sustentabilidade econômica e ambiental da região.
Projetada para serviços de dragagem intensivos e contínuos, a Utrecht possui um sofisticado sistema de sucção que permite a coleta de sedimentos diretamente do fundo do canal. Uma série de bombas e tubulações potentes fazem a sucção do material, armazenado em sua cisterna, até que possa ser despejado no local de descarte, a cerca de 10 quilômetros da costa (5 milhas náuticas), em uma área específica (bota-fora), sendo depositados em alto mar, indicada pelas autoridades ambientais para preservação do ecossistema local.
A tecnologia embarcada na Utrecht inclui sensores de profundidade e sistemas de navegação avançados, que garantem a precisão e eficiência no processo de dragagem, essencial para manter a profundidade do canal em torno de 13 a 14 metros. A embarcação é projetada para operar 24 horas por dia, ininterruptas, com uma equipe altamente treinada para manter a operação contínua. Sem esse trabalho, o canal poderia retornar rapidamente à sua profundidade natural de cerca de 8 metros, o que comprometeria severamente a navegação e a competitividade econômica do porto.
Sua capacidade de armazenagem e seu porte permitem à Utrecht atuar em longos ciclos de dragagem antes de precisar retornar para descarte, otimizando significativamente a operação no Porto de Itajaí. Essa autonomia é crucial para uma dragagem eficaz no Rio Itajaí-Açu, ajudando a garantir que o canal permaneça desobstruído para o trânsito de grandes embarcações.
Esta é a terceira vez que a draga Utrecht atua no Rio Itajaí-Açu desde sua primeira missão em janeiro de 2019, consolidando-se como um recurso estratégico para a manutenção das operações portuárias na região.
O canal de acesso aos portos tem uma média de 190 metros de largura e cerca de 14 metros de profundidade. De extrema necessidade para auxiliar na remoção de materiais sólidos, a embarcação estará atuando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu – áreas a montante e jusante – do Rio Itajaí Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes), II (Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda).
O Diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, destacou a importância dessa continuidade: “A Autoridade Portuária de Itajaí mantém um compromisso inabalável com a segurança e profundidade do canal. É essencial para o fluxo de operações que o canal esteja sempre dentro dos padrões necessários, garantindo que as embarcações possam entrar e sair do complexo com segurança e sem restrições de calado”, pontuou.
A dragagem realizada pela Utrecht é parte de um planejamento estratégico de manutenção contínua cujo objetivo é garantir o pleno funcionamento do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, sendo fundamental para a sustentabilidade da navegação local e para a economia de Itajaí e região.
“Desde 1999, Itajaí se destaca como o único porto brasileiro a realizar dragagem permanente, medida que assegura a eficiência logística e evita interrupções nas operações portuárias. Esse investimento é vital para a economia, considerando que o canal precisa estar em condições ideais para atender à crescente demanda de transporte marítimo no país. O custo mensal desse serviço representa cerca de 70% do orçamento da Superintendência do Porto de Itajaí, uma média de 7 milhões de reais mensalmente. Manter o Rio Itajaí-Açu entre 13 e 14 metros de profundidade é essencial”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
A operação da Utrecht é complementada pela draga NJORD, que atua paralelamente com a draga Hopper, ao qual atua com jatos de água pressurizada para afrouxar e movimentar os sedimentos do fundo do rio, facilitando sua remoção. Essa técnica combinada potencializa a eficácia da dragagem, permitindo que sedimentos mais finos sejam carregados pela correnteza, enquanto a Utrecht armazena o material extraído e o transporta para áreas de descarte autorizadas a aproximadamente 10 quilômetros da costa.
TERMO DE ADITIVO CONTRATUAL
Os trabalhos de dragagem de manutenção no Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu foram retomados no dia 08 de novembro. A Autoridade Portuária de Itajaí acompanhou diariamente a situação frente a permanência dos trabalhos de dragagem, priorizando de forma célere para buscar uma solução imediata, pois sabe-se que o serviço de manutenção de dragagem é fundamental para que o porto de Itajaí, e demais terminais possam dar garantias de movimentação portuária.
Um acordo entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a empresa Van Oord foi firmado, objetivando pela quitação e também o reparcelamento de dívida financeira, e, ajustando entre as partes, o retorno imediato das atividades de dragagem.
“Foi formulado um Aditivo Contratual, onde houve quitação de valores, e, reprogramação financeira, mas sobretudo, a manutenção da empresa holandesa Van Oord, em continuar fazendo a dragagem permanente até fevereiro de 2026, ou seja, tendo 16 meses de trabalhos pela frente. A assinatura desse Aditivo Contratual com a empresa Van Oord só vem a reforçar a qualidade do trabalho que essa empresa vem desenvolvendo nos últimos anos, sendo uma das cinco maiores empresas de dragagem no mundo, focamos em buscar uma solução que fosse boa para ambas as partes. Posso afirmar que a assinatura deste convênio, foi um esforço conjunto de toda a comunidade portuária, principalmente da empresa contratada”, concluiu o superintendente Fábio da Veiga.