No próximo domingo, dia 1º de outubro, moradores, ciclistas, surfistas e frequentadores da praia Brava farão um protesto por mais segurança e infraestrutura viária na rua Vereador Hermínio Gervásio, no bairro de Cabeçudas, na subida do morro em direção ao Canto Norte da Praia Brava, em Itajaí. O local foi palco de diversos acidentes graves, o mais recente no último domingo (23), quando Fabiana Paula foi atropelada. Em março, um jovem de 19 anos morreu no local.
A Praia Brava é hoje o principal destino turístico de Itajaí e o único acesso para veículos ao canto Norte da praia é pelo morro. Além de carros e motos, uma grande quantidade de ciclistas e pedestres passa pela via que é estreita, sem sinalização horizontal, nenhum tipo de acostamento ou estrutura para ciclistas. Com a aproximação do verão o tráfego de pessoas pelo local ficará ainda maior.
Para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura viária e garantir a segurança da população e dos turistas que visitam Itajaí, a comunidade prepara um protesto pacífico. “Sempre que passo pelo morro vejo situações de imprudência, as pessoas precisam se conscientizar, mas também existe a necessidade de melhorar a infraestrutura do local. Aquela via não suporta a quantidade de veículos, ciclistas e pedestres que recebe, os constantes acidentes deixam isso muito evidente”, desabafa o empresário Fernando Petri, esposo de Fabiana.
Fabiana teve um leve traumatismo craniano encefálico, corte profundo na cabeça, onde recebeu 10 pontos, além de cortes no rosto e ferimentos pelo corpo. Em março, um ciclista de 19 anos faleceu depois de sofrer um acidente no mesmo local.
* Na sinalização vertical a rua é nomeada: rua Vereador Hermínio Gervásio. Porém, no google maps está: Rua José Menescal do Monte. A via fica no morro e liga Cabeçudas ao Canto Norte da Praia Brava.