O novo laboratório de análises da Estação de Tratamento de Água, no bairro São Roque, já está sendo utilizado como parte da estrutura contemplada na reforma geral, que envolve toda a sede de dois pavimentos e área de tanques de tratamento, iniciada em setembro de 2021.
Conforme o engenheiro químico do Semasa, Adriano Kielling, o ambiente, onde é feito o controle da qualidade da água distribuída para a população, está maior e mais adequado para o trabalho. “A reforma de toda a sede é realizada ao mesmo tempo em que seguimos com o serviço de tratamento de água. Entendemos que são adaptações necessárias e que teremos muito em breve um local totalmente remodelado e muito mais funcional”, observa.
Essa é a primeira reforma geral desde que a ETA foi construída, em 1978, e envolve recursos na ordem de R$ 4 milhões. A estação é a maior de Itajaí e é responsável pelo tratamento da água que abastece a maior parte de Itajaí e todo o município de Navegantes. Nela é tratada a água captada no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim.
Os operários atuam na alteração da parte elétrica e hidráulica, pintura, telhado, revestimentos, salas, cozinha, refeitório, sala de reuniões, além da construção de auditório para eventos institucionais e educacionais, paisagismo, reforma das passarelas e das grades de proteção no acesso aos tanques, cobertura das passarelas principais e novos banheiros.
“Uma reforma como essa, numa construção tão antiga, é um desafio. Todo o prédio terá acessibilidade para pessoas com deficiência, com rampas e elevador até o auditório. É uma obra que deixará a sede à altura da qualidade total nos serviços, o que tanto buscamos. Nossa expectativa é inaugurar até o final deste ano”, diz o diretor de Saneamento interino, Marcio Venicio Bernardino.
A obra não interfere nas operações de tratamento e distribuição de água.