O Instituto Ambiental de Navegantes – IAN foi acionado para o resgate de uma cutia atacada por um cão. Conforme o relato de uma testemunha que estava na praia, o animal entrou em modo de fuga em direção ao mar e quase se afogou, mas foi resgatado com vida.
De acordo com o Superintendente do IAN – Marcos Zaleski de Matos, a equipe fez o recolhimento do animal e levou para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, seguindo as diretrizes do Programa de Proteção e Resgate da Fauna Silvestre.
“ A cutia estava na restinga da Meia Praia, na altura da rua José Eugênio Muler. É provável que ela tenha se deslocado de algum remanescente florestal que existe nas proximidades e chegou na vegetação de restinga da praia.
O animal estava muito assustado e com várias mordidas. Estamos aguardando a avaliação dos veterinários sobre as condições da cutia, para saber se faremos a reintrodução ao seu habitat ou se será encaminhada para o Centro de Recebimento de Animais Silvestres em Florianópolis para cuidados especiais” relatou.
Cutia
As cutias são roedores de pequeno porte. A espécie é uma excelente dispersora de sementes, já que tem o hábito de pegar e esconder a comida. Como a maior parte das vezes, se alimenta de sementes, quando são esquecidas pelos animais acabam florescendo.