As chuvas persistentes colocaram a Defesa Civil de Itajaí em estado de atenção em função de alagamentos pontuais que podem atingir as áreas mais baixas e ribeirinhas da cidade, além do solo permanecer encharcado com risco para deslizamentos. Com o nível dos rios em elevação, o órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município durante 24 horas, além de vistoriar os pontos de alagamentos, rios e ribeirões.
Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas somam valores acima 80 milímetros. Até o momento nenhuma ocorrência foi atendida pela Defesa Civil, mas foram registrados alagamentos pontuais, principalmente no interior da cidade, nos bairros Arraial dos Cunhas, Canhanduba, Brilhante II, Itaipava, Espinheiros e Rio do Meio. No entanto, o órgão de proteção e segurança já mobilizou o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) para ficar de prontidão desde terça-feira (03).
Na quinta-feira (05), a chuva enfraquece na maioria das regiões, permanecendo de forma mais persistente e com totais elevados entre 40 e 70 milímetros na região. Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina, com chuva mais volumosa no fim de semana e acumulados elevados acima de 100 milímetros. Também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção.