Devido às constantes chuvas registradas, a Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção nesta segunda-feira (28) em função do solo permanecer encharcado com risco para deslizamentos e alagamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município durante 24 horas.
A Defesa Civil, através da sua sala de monitoramento e alerta, acompanha o sistema de telemetria que transmite o nível dos rios e a quantidade de precipitação em nove pontos da cidade a cada 10 minutos. Os acumulados de chuva nas últimas 48 horas somam valores em torno de 150 milímetros.
Até o momento, três ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil. Duas quedas de árvores em Cabeçudas, nas ruas Floriano Peixoto e Vereador Hermínio Gervásio; e um deslizamento no bairro Fazenda, na rua Videira. Alagamentos pontuais também foram registrados na cidade. O órgão de proteção e segurança trabalha para atender os moradores em situação de risco e durante os atendimentos lonas também foram distribuídas pelos agentes.
As equipes da Secretaria de Obras também estão de prontidão e trabalham na recuperação da cidade. Nesta manhã, os servidores auxiliam moradores de locais com alagamentos com o uso de hidrojatos. Em Cabeçudas, onde parte do calçadão da beira-mar desabou com as chuvas, uma equipe iniciou os reparos e isolou a área.
A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximo a residências, bem como inclinação de postes e árvores, os moradores devem sair do imóvel. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada, 24 horas, pelo telefone 199.
Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.
Previsão do tempo
A circulação marítima juntamente com áreas de instabilidade atuarão por toda semana. Chuva mais abundante e rajadas de vento permanecerão até quinta-feira (01), com volumes maiores para segunda (28) e terça-feira (29).
Acesso aos portos fechado
Desde sábado (26), o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes segue fechado devido à forte ressaca no mar e ventania. Conforme a Praticagem, quatro navios estão atracados aguardando para sair dos portos e outras quatro embarcações aguardam condições para entrar no complexo. Ainda não há previsão para abertura do canal de acesso.