Vinte unidades básicas de saúde abriram neste sábado (30) para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza e o sarampo. Ao todo, 3.400 doses foram aplicadas na população em nove horas de ação. Os profissionais de saúde também aproveitaram o momento para verificar as carteiras de vacinação dos cidadãos e aplicar as vacinas pendentes do Calendário Nacional de Imunização.
Das 3.400 vacinas aplicadas neste sábado, 1.833 doses foram contra gripe, 941 contra o sarampo e 624 doses foram contra outras doenças. A partir de agora a campanha de imunização contra a gripe e o sarampo segue nas unidades do município para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar, é necessária a apresentação de um documento de identificação, carteira de vacina e o comprovante da condição ou da atividade realizada.
Gripe Influenza
A vacinação contra a gripe está disponível para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico ou superior; idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.
A população com comorbidades deverá comprovar que pertence ao grupo prioritário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano). Os demais profissionais precisam apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, holerite, carteira funcional ou documento que comprove o vínculo ativo com a atividade realizada (declaração ou ofício).
Sarampo
Já a imunização contra o sarampo é voltada para crianças de 6 meses a menores 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e, também, para os trabalhadores da saúde. Para aplicação da dose contra o sarampo, a população deve apresentar um documento de identificação e a carteira de vacina.