Na tarde deste domingo, 08 de Janeiro, por volta das 17h20min, uma guarnição da GMI em patrulhamento preventivo pela rua José Gall, Dom Bosco, avistou uma movimentação estranha em uma residência, num olhar minucioso foi possível visualizar que o portão apresentava sinais de arrombamento, a corrente do portão estava cortada. Ao se aproximar da residência foi possível avistar um indivíduo que manifestou certo nervosismo e a intenção de fugir do local, nesse momento, foi possível visualizar que a porta da residência também estava arrombada, neste instante, o indivíduo gritou algo e empreendeu fuga para dentro da residência.
Deste modo, diante da flagrância do crime de furto, os guardas municipais adentraram no imóvel e deram voz de abordagem ao indivíduo, que não acatou as ordens e investiu contra os GM’s, sendo necessário o uso diferenciado da força para conter e algemar o indivíduo.
No momento que a guarnição estava algemando o rapaz, um segundo homem que se encontrava no pavimento superior do imóvel, desceu pelas escadas, empurrou um dos guardas e empreendeu fuga, vindo a pular o portão da residência e fugir para via pública, tomando sentido ignorado.
Rapidamente foram repassadas as informações e característica do indivíduo na rede de rádio da GMI, sendo necessário o apoio de outras guarnições, tanto para conter o ue havia sido capturado, bem como para localizar o segundo que estava em fuga. Minutos após a mensagem na rede o homem foi localizado pela Guarda Municipal a alguns quarteirões de distância.
No local compareceu o responsável do imóvel, tendo declarado que o imóvel é locado para uma empresa de prestação de serviços, e alí funciona como um alojamento para os funcionários, em revista no imóvel declarou que vários objetos foram subtraídos, dentre eles: uma geladeira, máquina de lavar, chuveiro, fiação elétrica e disjuntores.
Próximo aos indivíduos foram encontradas duas serras manuais usadas para cortar ferro, vários disjuntores elétricos e rolos de fios aparentemente retirados do imóvel.
Diante dos fatos, os indivíduos foram conduzidos ao Instituto Geral de Perícia (IGP) para realização do exame de lesão corporal em Balneário Camboriu, e na sequência juntamente com a vítima foram conduzidos a Central de Plantão Policial para os procedimentos cabíveis.