Nesta semana os alunos da rede pública municipal contam com mais segurança nas unidades escolares. Já estão implantados os dispositivos que foram tratados na reunião entre o Executivo e o Legislativo de Navegantes. Dentre as ações implementadas estão: instalação de campainhas, fechamento dos portões, restrição de acesso de pessoas que não fazem parte da comunidade escolar e rondas da guarda municipal e da polícia militar nas imediações das escolas.
As próximas ações visam implantar, a médio prazo, novos elementos de segurança como aumento dos muros e colocação de grades, instalação de 975 câmeras de segurança nas unidades que ainda não tem, já em licitação, e implantação de reconhecimento facial para alunos e funcionários.
Na quarta-feira (12), o grupo de trabalho instituído pelo decreto nº 88/2023 se reunirá para as demais tratativas de segurança nas escolas. Dentre elas está a possibilidade de implantação de guarda fixa nas unidades escolares.
O grupo de trabalho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação, que faz a coordenação, de Segurança Pública, de Administração, de Gestão e Controle, Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Câmara de Vereadores de Navegantes, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Associações de Pais e Professores das escolas municipais de Navegantes, Escolas Particulares de Navegantes e Escolas Estaduais estabelecidas no em Navegantes.