A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Integral (DEIN) e da Banda Filarmônica, realizou no último sábado (11), a 9ª edição do Festival de Bandas e Fanfarras de Itajaí. Com o objetivo de promover a confraternização e a integração, as apresentações reuniram cerca de 500 participantes, de nove corporações, no ginásio da Escola Básica Aníbal César, no bairro São Vicente.
O encontro teve a participação de bandas de cidades como Itapema e Blumenau, além da Banda Filarmônica de Itajaí, Banda Marcial da E.B. Cívico Militar Melvin Jones, Banda Escolar Mansueto Trés, Banda Escolar João Paulo II, Banda de percussão E.B. Pedro Rizzi, Banda musical E.B.M. Francisco Lanser e da Banda Marcial Arte nos Bairros – Dom Bosco. Cada uma teve 20 minutos para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano.
O festival foi criado em 2012 para mostrar à comunidade o desenvolvimento e a importância da música na educação de crianças e adolescentes. Segundo o diretor e maestro da Banda Filarmônica de Itajaí, Laionel Ribeiro, as apresentações também objetivam estimular a criação de novas bandas e fanfarras e ainda promover o intercâmbio entre os músicos.
“Nosso propósito, com esses encontros, é expandir a importância da música e da dança para além do entretenimento, pois esta é uma linguagem universal presente em todas as culturas e civilizações, conectando pessoas de diferentes lugares através das notas musicais”, declarou.
Todas as corporações receberam troféus de participação e os maestros ganharam medalhas.