Na noite desta quarta-feira (25) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado por volta das 22:20h para atender uma ocorrência de afogamento na praia do Atalaia, bairro Cabeçudas, em Itajaí.
Chegando ao local,uma das vítimas era uma gestante, de 23 anos, que foi resgatada por populares. Dois outros homens, que foram ajudá-la, também foram carregados pela correnteza e precisaram ser resgatados pelos bombeiros.
De imediato, os bombeiros adentraram ao mar e realizaram o resgate de dois masculinos adultos, sendo o primeiro, um homem de 38 anos, que relatou ter entrado no mar para tentar resgatar a mulher, mas que não estava conseguindo sair e o segundo homem, de 45 anos, percebendo que ele estava com dificuldades em sair, adentrou ao mar conduzindo uma pequena boia infantil para auxiliá-lo. Ambos os homens estavam conscientes e orientados, relatando que não haviam ingerido água, permanecendo no local, após a retirada do mar.
A situação teve um desfecho feliz por conta da atuação ágil dos bombeiros e dos dois homens, que resgataram a vida da mulher.
No entanto, os socorristas advertem para o risco de tentar salvar pessoas que estão se afogando e acabar se tornando uma vítima também.
Seguem algumas orientações para aproveitar a praia com segurança:
– Nadar em horário de atividade dos Guarda-Vidas (8h às 19h);
– Nadar próximo a um posto Guarda-Vidas ativado;
– As bandeiras vermelhas sinalizam um risco, geralmente as correntes de retorno;
– Nadar afastado das bandeiras vermelhas;
– Ao verificar alguém se afogando chame o socorro, se tiver algo flutuante ou corda jogue para a vítima, mas não orienta-se se expor ao risco, pois pode ser mais uma vítima;
– Em caso de emergências ligue 193.