Na manhã desta quinta-feira (17), nono dia da greve dos servidores da Educação de Itajaí, o movimento de greve realizou uma caminhada pelas ruas do bairro Vila Operária, onde recebeu o apoio da comunidade.
Segundo o Sindifoz (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí), o movimento continua fortalecido com a participação de cerca de 2000 servidores na luta pelo cumprimento do piso nacional do Magistério.
Nesta terça-feira (15), o presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, se reuniu com o prefeito Volnei Morastoni (MDB) a fim de negociar o possível fim da greve dos servidores da educação, porém até o momento não houve confirmação de acordo.
Com a paralisação de aproximadamente metade dos servidores da área, 22 unidades escolares estão fechadas, sendo 6 escolas e 16 creches.
Em um vídeo nas redes sociais, Francisco informa que a greve dos servidores segue firme, reivindicando o piso nacional do Magistério.
Na última sexta-feira (11), foi realizado uma assembléia e decretado estado de greve de todas as categorias dos servidores de Itajaí, pela revogação do decreto anunciado pelo Prefeito de Itajaí que suspendeu o reajuste concedido no ano passado aos servidores.
No próximo sábado (19), haverá uma assembléia com todos os servidores do município, e caso o decreto não for revogado, poderá ocorrer então uma greve geral de todas as categorias.