No último domingo (05), por volta das 14h30min, uma guarnição da Guarda Municipal de Itajaí, em patrulhamento preventivo pelos locais públicos, transitando pela Rua Tijucas, no centro da cidade, foi contatada por um cidadão em frente a uma residência. Ele relatou ter ouvido um disparo de arma de fogo vindo daquela residência e ter visto um indivíduo correndo. Diante da situação de flagrante, os guardas municipais se dirigiram à residência e encontraram um indivíduo. Após conversar com ele, o homem confessou que possuía legalmente uma arma de fogo, mas que disparou no teto da sua garagem com o intuito de assustar um morador de rua.
Segundo o homem, o morador de rua, que ele alegou ser usuário de drogas, frequentemente se aproximava de sua residência, fazendo barulhos, ameaças e lançando objetos pelo portão, pedindo comida, dinheiro e outras coisas. O indivíduo alegou que nesse dia estava cuidando de seu pai doente e precisava de tranquilidade, o que o levou a perder a paciência com o morador de rua, resultando no disparo de arma de fogo para o teto, o que assustou o morador de rua, que fugiu do local, que em nenhum momento atirou na direção do morador de rua.
Devido à conduta do indivíduo, que poderia configurar em tese o crime de disparo de arma de fogo em local habitado, conforme previsto no art. 15 da Lei 10.826/03, o indivíuo foi informado de que seria conduzido à delegacia de polícia para os procedimentos adequados. Ele concordou com a ação e permitiu que a guarnição entrasse em sua residência para apreender a arma de fogo.
Na Central de Plantão Policial, a ocorrência foi apresentada ao delegado plantonista, entregue ainda a arma de fogo, uma Pistola Taurus G2C, calibre 9mm, 28 munições, uma cápsula deflagrada, a maleta original, acessórios e os documentos da arma de fogo, bem como o indivíduo.