Na manhã deste sábado, um homem de 30 anos, identificado como A.B.A.S., natural de Cruzeiro d’Oeste, no Paraná, morreu afogado no mar da Praia Central de Navegantes.
Segundo os bombeiros, amigos da vítima relataram que o homem saiu andando em direção ao mar e não foi mais visto. Cerca de 20 a 30 minutos depois, um banhista o localizou próximo ao local onde seus amigos estavam. Os guarda-vidas foram imediatamente chamados e iniciaram os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até a chegada do suporte médico. As equipes de resgate dos bombeiros e o helicóptero Arcanjo 03 foram chamadas e prontamente se dirigiram ao local do incidente.
Os socorristas realizaram manobras de ressuscitação por vários minutos, mas infelizmente não obtiveram sucesso em reanimar o homem. O médico que estava presente no local declarou oficialmente o óbito de A.B.A.S.
O afogamento é uma das principais causas de morte em praias, rios e piscinas no Brasil. Para evitar incidentes como este, é importante que os banhistas sigam as orientações dos salva-vidas, evitem entrar no mar em áreas de risco e, principalmente, não subestimem a força das ondas e correntes marítimas.