Começou na manhã desta quarta-feira (17) as intervenções para a realização da macrodrenagem da Rua do Porto. Os profissionais iniciaram as obras no cruzamento entre a rua Silva e a avenida Marcos Konder, no sentido Centro para o Porto. A previsão é que esta primeira etapa seja concluída até o início da próxima semana.
Depois desta etapa, será feito o bloqueio total apenas neste trecho da avenida Marcos Konder, no sentido Porto para o Centro. A orientação é que os motoristas fiquem atentos ao transitar por essas vias e busquem rotas alternativas. Após essa travessia não haverá mais interrupções no trânsito. Os trabalhos serão concentrados na construção da nova rua e o fluxo de veículos seguirá normalmente.
Sobre a Rua do Porto
A nova via terá aproximadamente um quilômetro de extensão por 30 metros de largura. Neste trajeto serão realizadas obras de macrodrenagem, iluminação pública, arborização, ciclovias e três faixas para cada sentido, sendo uma delas um corredor exclusivo para os ônibus.
Além disso, com a ligação entre as avenidas Marcos Konder, no Centro de Itajaí, e Irineu Bornhausen (Caninana), no São João, a obra vai melhorar a mobilidade urbana, bem como proporcionar mais segurança para a população.
A Rua do Porto será uma nova via para entrada e saída do Centro da cidade em direção à BR-101 e também aos bairros Barra do Rio, Cordeiros, Salseiros e Espinheiros. Além disso, a área do Porto poderá ser duplicada e, consequentemente, a área de armazenagem retroportuária poderá ter a sua capacidade triplicada. Ao todo, serão investidos R$ 22.316.368,98 com recursos do financiamento com o Banco Fonplata.
Alterações no transporte público
Devido aos bloqueios totais e parciais no cruzamento da rua Silva com a avenida Marcos Konder, o transporte público terá alterações temporárias em alguns itinerários. A ida das linhas T1A (Fazenda/Cordeiros) e T1B (Fazenda/Santa Regina) seguirá da rua Silva em direção à rua Heitor Liberato, com uma conversão à direita na rua Benjamin Franklin Pereira sentido a rua Blumenau, com retorno ao trajeto normal. Neste momento, estas linhas deixarão de atender o ponto de ônibus em frente à rua Izabel Ramos Fabeni.
Já a volta das linhas T1A (Cordeiros/Fazenda), T1B (Santa Regina/Fazenda), T2A (Rio Bonito/Fazenda) e T2B (Cidade Nova/Fazenda) vai seguir da avenida Irineu Bornhausen com uma conversão à direita na rua Tijucas. Em seguida, as linhas vão contornar a Igreja Matriz e concluirão o retorno para a avenida Marcos Konder através da rua Rubens de Almeida. O ponto em frente ao Fort Atacadista deixará de ser atendido durante estas alterações no trânsito.