Jovens que tenham entre 14 e 21 anos de idade completos e cursem, no mínimo, o 9º (nono) ano do ensino fundamental ainda podem se candidatar a uma das 4.382 vagas do programa Jovem Aprendiz dos Correios 2023. O prazo de inscrições encerra neste domingo (30).
De acordo com o edital do certame, é possível fazer apenas uma inscrição, sendo vedada a utilização de documentos de terceiros. Aqueles que já realizaram a inscrição e precisam corrigir um ou mais dados ainda podem alterar o cadastro até o prazo de encerramento das inscrições.
São 4.382 vagas disponíveis em todo o país, com 10% delas destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos. A seleção simplificada é realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais.
Em Santa Catarina, são oferecidas 153 vagas para unidades dos Correios em 50 municípios: Araranguá, Balneário Camboriú, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Içara, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Navegantes, Palhoça, Penha, Porto Belo, Porto União, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João Batista, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Sombrio, Tijucas, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.
A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios). Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.
Todas as informações estão disponíveis no site dos Correios.