Estão abertas, até 9 de dezembro, as inscrições para cursos técnicos do Câmpus Itajaí. Há 160 vagas abertas, sendo 40 para o curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros, que é voltado para quem quer fazer o ensino médio e o técnico no IFSC, e outras 120 vagas para cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio nas áreas de Aquicultura, Eletroeletrônica e Mecânica. A forma de seleção para todos os cursos é por meio de sorteio público. Para se inscrever, clique aqui.
Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.
O curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros tem duração de três anos e as aulas são realizadas no período da manhã e da tarde. No curso, o estudante aprende a atuar profissionalmente em profissionalmente em atividades de cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas, além de atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos. A preparação de tanques e viveiros para produção aquícola, os procedimentos de auxílio na condução de embarcação a áreas de pesca e beneficiamento de pescado são algumas das competências desenvolvidas.
O curso técnico subsequente em Aquicultura tem duração de três semestres e tem aulas no período noturno. O estudante aprende técnicas de cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Esse profissional também pode atuar na preparação de tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza ainda a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade, além de beneficiar o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.
O curso técnico subsequente em Eletroeletrônica tem duração de quatro semestres e as aulas são realizadas no período noturno. No curso, o estudante aprende a planejar e executar a instalação e a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. Esse profissional também pode projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos e propor o uso eficiente da energia elétrica, além de elaborar, desenvolver e executar projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.
O curso técnico subsequente em Mecânica tem duração de quatro semestres e as aulas são realizadas no período noturno. No curso, o estudante aprende a elaborar projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. É responsável por planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Além disso, o técnico em Mecânica controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica.
Como se inscrever
As inscrições on-line devem ser feitas de 10 de novembro a 9 de dezembro, pelo Portal de Inscrições.
Mais informações e detalhes pelo site da IFSC.