Santa Catarina tem 45 municípios com alto risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti´. Itajaí está entre os cinco municípios da Foz do Rio Itajaí nesta situação, além de Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú e Porto Belo.
Outros 33 municípios catarinenses apresentam médio risco e 22 estão em baixo risco. Estes dados são resultados do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), neste caso feito em março de 2022. O LIRAa é uma atividade desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002, que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão das doenças.
Casos
Até 2 de abril (último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Santa Catarina notificou 22.561 casos de dengue. Destes, 9.422 foram confirmados, 70 inconclusivos, 4.540 foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 8.529 estão em investigação pelos municípios. Na comparação com o mesmo período de 2021, houve aumento de 243% (22.561) nas notificações de casos e aumento de 211% (3.029) de casos confirmados.
Do total de casos confirmados até o momento, 7.515 são autóctones (transmissão dentro do estado), 71 casos são importados (transmissão fora do estado), 1.725 casos estão em investigação de Local Provável de Infecção (LPI) e 111 são indeterminados, pois não foi possível definir o LPI.
Além disso, 70 municípios notificaram casos autóctones, sendo que 21 atingiram o nível de epidemia: Maravilha, Seara, Concórdia, Iporã do Oeste, Itá, Xanxerê, Abelardo Luz, Romelândia, Mondaí, Belmonte, Coronel Freitas, Guaraciaba, São José do Cedro, Caibi, Palmitos, Ascurra, Caxambu do Sul, Tunápolis, Flor do Sertão, Santa Helena e Peritiba. É considerado epidemia quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.
Confira os dados na região da Foz do Rio Itajaí:
Itajaí: 4 casos autóctones e 3 importados;
Camboriú: 1 caso autóctone;
Balneário Camboriú: 8 casos autóctones e 3 importados;
Navegantes: 2 casos autóctones e 1 importado;
Porto Belo: 1 caso autóctone;
Bombinhas: 19 casos autóctones;
Mortes
Santa Catarina registrou, este ano, 17 mortes notificadas por conta da dengue. Oito foram confirmados e nove estão em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
As cidades com mortes confirmadas são: Brusque, Caibi, Chapecó (2), Criciúma, Itá, Romelândia e Xanxerê. As mortes em investigação, suspeitas de terem sido ocasionadas pela dengue, são nas cidades: Ascurra, Blumenau, Chapecó, Guaraciaba, Joinville, Maravilha, Palmitos e Seara (2).