Itajaí atingiu 86,62% da meta de vacinação contra gripe. A campanha para os grupos prioritários encerrou na sexta-feira (31). Ao todo, 42.725 pessoas foram imunizadas contra a influenza no município. Os grupos que mais se vacinaram foram professores, idosos, doentes crônicos e trabalhadores de saúde.
Das mais de 42 mil doses aplicadas até a sexta-feira (31), 16.141 foram em idosos (96,24%), 11.492 em crianças menores de seis anos (74,38%), 8.655 em doentes crônicos (89,63%), 2.147 em trabalhadores de saúde (81,67%), 2.086 em professores (116,47%), 1.718 em gestantes (66,1%) e 259 em mães no pós-parto (60,66%).
Também foram aplicadas mais de 200 doses em policiais civis e militares, bombeiros e membros das Forças Armadas, 3.663 na população privada de liberdade e 146 em funcionários do Sistema Prisional.
“Conseguimos aumentar a cobertura vacinal em vários grupos prioritários em relação ao ano passado. No entanto, tivemos três grupos prioritários que ficaram abaixo do esperado: gestantes, puérperas e crianças menores de seis anos. Para o próximo ano, faremos um reforço específico com esses públicos”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Juliana de Oliveira Gastmann.
Nesta semana as doses que sobraram da campanha começaram a ser distribuídas para população. Por conta da ampliação do público, nesta segunda (3) e terça-feira (4), as unidades de saúde do município registraram grande procura pela vacina e, em algumas delas, as doses esgotaram logo. Somente nestes dois dias, foram aplicadas mais de 5,3 mil doses, inclusive.
“As doses que sobraram serão distribuídas para população até acabar o estoque. Devido à grande procura, muitas unidades tiveram que limitar o número de senhas para não exceder o horário de atendimento, e em outras as doses disponíveis já esgotaram”, afirma Juliana.
A Vigilância Epidemiológica orienta ainda que crianças que precisam fazer a segunda dose da vacina e gestantes devem buscar as unidades de saúde para se imunizar, pois o Ministério da Saúde disponibiliza vacinas para estes públicos mesmo após o término da campanha.