O Município de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue, deu início à programação do mês de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, foram realizadas três ações com a população que envolveram cerca de 50 agentes de endemias. As atividades incluíram orientações e mutirão de limpeza nos cemitérios da cidade, além de uma ação educativa na Praça Genésio Miranda Lins, na avenida Beira-rio.
Na terça-feira (01), cerca de 20 agentes de combate a endemias do município orientaram e conscientizaram a população que realizava a limpeza de sepulturas, em função do feriado de Finados, nos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros. O objetivo era orientar sobre recipientes, como vasos, floreiras e outros ornamentos, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Na quinta-feira (03), pós-feriado, o Município promoveu uma ação educativa na Praça Genésio Miranda Lins com jogos interativos, distribuição de panfletos e orientações à população. Ao todo, 10 agentes de endemias participaram da atividade.
Nesta sexta-feira (04), a mobilização continuou nos cemitérios da Fazenda e Espinheiros com a realização de um mutirão de limpeza para recolhimento de depósitos que possam acumular água. Mais de 20 agentes recolheram 30 sacos de lixo de 150 litros com diversos recipientes, especialmente embalagens plásticas.
“Ao longo desse mês iremos promover diversas ações de conscientização para reforçar a importância de combate o mosquito Aedes aegypti. Somente com a ajuda da população poderemos ter um verão mais tranquilo”, comenta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.
> Confira a programação do mês de mobilização contra dengue em Itajaí