O Município de Itajaí é polo regional e referência na aplicação do medicamento Palivizumabe para prevenção de doenças respiratórias em bebês prematuros e crianças com doença pulmonar crônica ou cardiopatias congênitas. As primeiras aplicações desta campanha aconteceram no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) na última terça-feira (15). Foram contempladas 16 crianças residentes nos municípios da região da Foz do Itajaí.
Palivizumabe é um medicamento de alto custo fornecido gratuitamente pelo Governo Federal. É indicado para prevenir a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), além de ser eficaz para minimizar os riscos de doenças respiratórias, como bronquiolites e pneumonias, com comprovação da redução das internações hospitalares.
O medicamento é aplicado, antes do período de sazonalidade, em bebês prematuros de até 28 semanas e crianças menores de dois anos portadores de doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou com cardiopatias congênitas. A aplicação é feita pelos profissionais do serviço de alto risco neonatal e equipe de apoio nas crianças que possuam indicação médica e que tenham protocolo de solicitação da imunização. Os pequenos podem receber até cinco doses com intervalo de 30 dias entre elas. Em 2021, 40 crianças foram beneficiadas no Município.