A campanha de vacinação contra a gripe influenza começa nesta segunda-feira (10) em Itajaí. A novidade é que neste ano todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde poderão buscar a vacina simultaneamente. O Município recebeu 8 mil doses, que serão distribuídas nas 31 salas de vacina da cidade, para dar início à imunização. A estimativa é que sejam vacinadas 82.053 pessoas na cidade.
Os grupos prioritários que podem tomar a vacina contra influenza a partir de segunda-feira são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; professores de escolas públicas e privadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; e funcionários do sistema prisional.
Para se vacinar, as pessoas contempladas com a vacina devem comparecer às unidades de saúde com documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovação do grupo prioritário. A vacinação ocorrerá gradualmente, conforme disponibilidade de doses, até o dia 31 de maio.
“O vírus influenza está circulando pelo nosso Estado e é fundamental que os grupos prioritários busquem a imunização na unidade de saúde mais próxima. A vacina é segura e eficaz para reduzir casos graves da doença, especialmente em crianças e idosos”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.
O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina tem como objetivo reduzir os casos graves da doença, evitando hospitalizações e até óbitos.